(C-371/372/373/374/375/376/377/378/379/380/381/382) 12/01/2020 - Santo André/SP
26/02/2020 - Senta que lá vem história. E hoje a postagem é especial, vamos falar sobre o primeiro veículo recreacional brasileiro. Esse é um dos achados mais surpreendentes dos últimas décadas, se tratando de caravanismo, um legítimo Brasinca Trei-Lar de 1962, modelo BHT-03. Mas vou contar a história em partes. O campismo no Brasil surge enfaticamente nos anos de 1950 e logo na década seguinte as primeiras indústrias de trailers nacionais. E pelo que consta, a Trei-Lar foi a primeira a fabricar um RV nacional, isso em 1960. Até então pensava-se que a Turiscar tinha sido a pioneira, mas o primeiro protótipo da marca só foi apresentado em 1964. A Trei-Lar foi uma divisão da Brasinca, empresa fundada em 1949. A Brasinca já era conhecida no mercado nacional por suas carrocerias em aço, ela fabricou e se destacou em vários modelos de ônibus e cabines para caminhões FNM e Scania, além de carrocerias para caminhonetes e até carros. O fim da empresa se deu entre os anos de 1996 e 1999, quando deixou de existir, passando sua planta industrial e todo maquinário para a empresa Usiminas. Os materiais acerca da Trei-Lar são escassos, então é possível que poucos exemplares tenham sido fabricados fazendo com que a montadora caísse no esquecimento. Felizmente, em 2017 uma unidade foi encontrada e resgatada. No site MaCamp você encontra mais fotos e registros dessa história. Ao que parece, esse exemplar não será restaurado na forma tradicional a fim de parecer 0 km, mas pelo menos ele não se transformará em sucata e ponhará fim a história da primeira fábrica de trailers do Brasil. Quem enviou os registros para publicar aqui foi o colega Alessandro Destido dos Santos, feitos em um evento de veículos antigos na cidade de Santo André. Fica aqui meu agradecimento pela colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário